A União, Patrimônio Cultural

Share Button


domingo, 23 de julho de 2017 - 16:12

Depois da coletânea Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba, que idealizei, editei e lancei recentemente, trabalho agora numa coletânea de depoimentos de jornalistas que passaram ou atuam hoje no centenário Jornal A União, também oficializado pela Assembleia Legislativa como Patrimônio Cultural da Paraíba.

Tudo já se falou, se escreveu sobre A União. O novo livro a ser editado pela JCA Editora é uma homenagem a dezenas de profissionais que passaram pela escola de jornalismo nas mais diversas funções: repórter, redator, editor, fotógrafo, diagramador, diretor, colunista.

A história de 125 anos é bem contada por alguns jornalistas, historiadores. A proposta da coletânea é apenas documentar a trajetória de algumas pessoas que contribuíram ou contribuem com o jornal, o quarto mais antigo em circulação no Brasil.  E são centenas de personagens, impossível reunir todos. A exemplo do livro da Tabajara, farei registro de algumas dezenas de profissionais com seus artigos ou por meio de entrevistas que farei com alguns.

Então vou em busca dos depoimentos de Gonzaga Rodrigues, Biu Ramos, Martinho Moreira Franco, Agnaldo Almeida, Petrônio Souto, para citar alguns grandes nomes da imprensa paraibana. Mas também estou convidando jornalistas de várias outras gerações: William Costa, Linaldo Guedes, Cleane Costa, Guilherme Cabral, Hilton Gouveia, Alexandre Nunes, Felipe Gesteira, dentre outros.

Conto com a colaboração de muitos personagens dessa história. Por alguns anos eu fui repórter de A União. Como estava na Secretaria de Comunicação Institucional, no jornal fiquei basicamente cobrindo pautas do Governo do Estado. Enfim, atuei muito pouco no jornal mas foi uma honra passar pela redação da escola de jornalismo.

Aceito sugestões de nomes para a coletânea. Pensei em alguns: “Nós n’A União” ;  “A União e nossos dias no jornal Patrimônio Cultural da Paraíba”;  “Nós na escola de jornalismo patrimônio cultural a Paraíba”. Bom, fica aberta a proposta. Enviem sugestões para o título do livro. Gostaria de escolher com os personagens da obra o nome mais sugestivo.

 

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.