Academia Paraibana de Letras homenageia Virgínius da Gama e Melo

Share Button


Com o tema geral “Tributo ao Menestral”, a Academia Paraibana de Letras realizará uma sessão solene de homenagem ao escritor paraibano Virgínius da Gama e Melo, na próxima quinta-feira (10/8), às 18h, na sede da APL – Rua Duque de Caxias, 25/37, Centro, João Pessoa/PB.

Na ocasião, ele será lembrado pela sua consagrada crítica, exposição de suas obras e documentário fotográfico. As palestras e palestrantes são os seguintes: Virgínius e seu universo crítico (Hildeberto Barbosa Filho), O cronista Virgínius da Gama e Melo (Gonzaga Rodrigues), Virgínius, um lorde professor (Raquel Nicodemos), O romance histórico em Virgínius (José Otávio de Arruda Melo),Réquiem para Virgínius: o guru “cultogênico” (Wills Leal).

O escritor Virgínius da Gama e Melo nasceu em João Pessoa, no dia 19 de outubro de 1922, na Rua Nova, 171, atual Avenida General Osório. Foi único filho de Pedro Celso da Gama e Melo e Severina Figueiredo da Gama e Melo. O evento lembra quarenta e dois anos sem Virgínius, cronista, escritor, militante cultural e referência como homem das letras em todo o Brasil.

Sua formação de crítico literário se iniciou em Pernambuco, onde fez suas primeiras vivências intelectuais, dinamizadas posteriormente ao vir morar, definitivamente, em João Pessoa.

 

Fátima Farias – Assessora de Imprensa

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.