Carnaval para quem quer fugir da folia



segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 - 10:02

Share Button

Em várias partes do país já está aberta a temporada da folia! Para celebrar, as cidades entram no clima e se enchem com o ritmo colorido do Carnaval, alegrando os foliões de todas as idades. Mesmo com a animação das serpentinas, dos confetes e dos ritmos típicos dessa época, tem muito turista fugindo da festança e querendo curtir os dias de folga de uma maneira diferente.

Para dar uma mãozinha na escolha de um destino, a Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns atrativos para quem quer fazer um outro roteiro:


Chapada dos Guimarães. Crédito: Embratur

Na paz da natureza – Para se “desligar do mundo” e descansar, nada melhor que estar em meio às paisagens naturais. E acredite: dá para curtir uma praia no Nordeste em pleno Carnaval. No litoral do Ceará está um paraíso chamado Icaraí de Amontada, (popularmente conhecida como Icaraizinho), uma praia onde o turista vai aproveita maré calma e piscinas naturais. O local é considerado rústico e por lá o sinal de celular, por exemplo, é pouco encontrado.

Mas se a “praia” do turista tranquilão for se aventurar na mata, os destinos são as chapadas: Diamantina (BA), Guimarães (MT) ou Veadeiros (GO). Cachoeiras, florestas e paredões se tornam espaços para a prática de trekking, escalada, rapel, tirolesa, rafting e acampamentos. De quebra, o viajante ainda aproveita deliciosos banhos em águas praticamente intocadas.


Petrópolis. Crédito: Embratur

Clima de romance – Destinos românticos não vão faltar para os casais que querem curtir o feriadão bem juntinhos. O interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do sul do Brasil, são roteiros que vão aquecer ainda mais o coração dos pombinhos. Quem visita Campos do Jordão (SP), na época de Carnaval, vai encontrar serviços mais baratos e aproveitar uma cidade acolhedora, com direito a passeios de teleférico, cavalgadas e visitas a jardins.

Na região serrana do Rio de Janeiro, os casais poderão conhecer cidades com construções históricas, clima ameno, vegetação verdinha e lindos chalés prontos para hospedagem. Petrópolis, Itaipava e Visconde de Mauá são alguns dos municípios românticos do Rio.

Clima de lua de mel também no sul do Brasil, onde fica difícil escolher um só destino em uma região tão inspiradora quando se trata de romance. Gramado e Canela (RS) além e serem charmosas, oferecem uma gastronomia de vinhos e chocolates que podem ser apreciados em volta da lareira. Já na serra catarinense, o casal vai curtir o sossego, belezas naturais endêmicas e baixas temperaturas de Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.


Queijos da Serra da Canastra. Crédito: APROCAN

De prato cheio – Prepare o paladar para aproveitar um Carnaval com o prato cheio de delícias. A Serra da Canastra (MG) espera os turistas que querem conhecer seus famosos queijos. Nas fazendas da região, o viajante aprende sobre a iguaria e presencia desde a produção até o consumo do alimento. Se quiser, pode levar uns exemplares para casa.


Domingos Martins. Crédito: divulgação 

Carnaval tranquilo – Tem turista que até gosta da festa, mas não abre mão da calmaria. Poços de Caldas (MG) e Domingos Martins (ES) são destinos certos para quem tem esse perfil. Na época da folia, Poços atrai principalmente famílias e casais que buscam diversão em um ambiente tranquilo e acolhedor. Os atrativos são um verdadeiro resgate ao estilo “retrô”, com coretos e serestas.

Já em Domingos Martins, o Carnaval é celebrado com a família e tem “jeitinho de interior”, como a própria prefeitura da cidade classifica. Isso porque, por lá, o som é tradicional, com marchinhas de carnaval executadas pela Banda Campinho, que anima os festejos carnavalescos da cidade há mais de 30 anos.

Fonte Ministério do Turismo

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.