Editora Universitária lança livro do historiador e jornalista Josué Sylvestre com fatos e personagens da política paraibana

Share Button


Selo Latus
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou nesta sexta-feira (8) mais uma de suas publicações com o Selo Latus. O livro autobiográfico, “Meio século de vida pública sem mandato ou com? Fatos e personagens da história de Campina Grande e da Paraíba (1950-2000)”, de autoria do historiador Josué Sylvestre, foi apresentado ao público na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, durante solenidade prestigiada pelo reitor Rangel Junior e diversas autoridades políticas.
A publicação é 15ª obra assinada pelo jornalista, escritor e historiador e faz parte do projeto “Campina 150 anos” da EDUEPB, que visa publicar e republicar obras importantes para a compreensão da história política, social e cultural do município e, consequentemente, do Estado da Paraíba. Com várias curiosidades políticas, eleitorais e históricas, com fotos e ilustrações, o livro é também um registro de correspondências do autor com os principais nomes da história política da Paraíba.
No lançamento, Josué agradeceu a participação da UEPB na parceria que viabilizou a publicação da obra e ressaltou que a Instituição “vem desenvolvendo um trabalho cultural e intelectual impressionante que dá orgulho e entusiasma a todos pelo papel que vem desempenhando com destaque no cenário nacional”. Sobre o livro, ele afirmou ser uma obra de memórias. “Cobri a política da Paraíba por décadas. Neste livro registro eventos e acontecimentos nos quais a minha palavra foi decisiva, como a candidatura de Ronaldo Cunha Lima para prefeito em 1982 e não para governador; um atrito meu com Antônio Mariz na campanha dele para governador do Estado; a escolha de Raymundo Asfora para vice-governador no lugar de Raimundo Lira. São muitas histórias”.
A obra de Josué Sylvestre foi a 32ª lançada pela Editora da UEPB este ano. Para o professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB, o livro de Josué é uma publicação que honra a Instituição por se tratar de um profissional consagrado na história da política paraibana, como jornalista e historiador, tendo tradição narrativa e contando episódios muito interessantes e peculiares vivenciados por eles. “Foi muito importante publicar este livro”, frisou.
Cidoval ressaltou, ainda, o momento especial que está sendo experimentado pela EDUEPB, com a conquista de mais um prêmio Jabuti – o mais importante da literatura brasileira – e a revisão da política editorial que está sendo executada para enriquecer a divulgação de obras e pensar em políticas de acesso. Ele destacou também que a primeira semana da Feira do Livro superou as expectativas e registrou a marca de 6.500 exemplares vendidos, somente de títulos publicados pela Editora Universitária. “A EDUEPB fecha o ano com chave de ouro e com uma responsabilidade muito maior para continuar conquistando prêmios e superando metas”, disse.
Segundo o reitor Rangel Junior, o sucesso da EDUEPB é resultado de uma junção de fatores que permitiu criar uma situação de êxito. “Tem a ver com investimentos na produção de livros e no apoio a edição de livros; com a busca constante pela qualidade gráfica, visual e de conteúdo; e com o gerenciamento profissionalizado. Certamente as dificuldades que estamos enfrentando podem impedir a Universidade de investir mais, mas a nossa resposta tem que vir em qualidade, porque no mínino vamos manter essa política e não vamos permitir que ela retroceda. Vamos buscar mais parceiras públicas e privadas para potencializar o trabalho e garantir uma cultura do livro”, enfatizou.
A nova política editorial da EDUEPB envolve o lançamento de edital para publicação de livros e a ampliação de serviços e eventos voltados a incentivar a prática da leitura, com ações em todos os câmpus da UEPB. A meta da direção da editora é fazer com que a Universidade Estadual publique, a cada ano, pelo menos 50 livros nas mais diversas áreas do conhecimento e em produções não acadêmicas (Selo Latus).
Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.