José Octávio de Arruda Mello indica livro “A União Escola de Jornalismo” como fonte de pesquisa



domingo, 15 de Abril de 2018 - 01:11

Share Button

O professor, escritor e historiador José Octávio de Arruda Mello, ao apresentar o livro “A União Escola de Jornalismo”, na manhã deste sábado (14), em lançamento na Livraria do Luiz, destacou a importância da obra no campo das memórias da imprensa paraibana “mais que um livro, é repositório da cultura paraibana.

José Octávio e Joselio Carneio

Os trabalhos de Josélio são fontes de pesquisa. São livros para a gente utilizá-los na pespectiva do tempo. Doravante que escrever sobre A União, mais que isto, quem escrever sobre a imprensa da Paraíba, terá em “A União Escola de Jornalismo” uma fonte importante para pesquisa”, disse o historiador.

Josélio com Oliveira de Panelas

O livro foi muito bem retratado por nosso amigo Willis Leal, ao afirmar que este é um livro lúdico, porque nele aparecem muitos daqueles que passaram pelo jornal A União”, comenta José Octávio.
A coletânea organizada pelo jornalista Josélio Carneiro, contém 368 páginas com depoimentos de mais de 100 profissionais do jornal A União, dentre repórteres, redatores, chefes de reportagem, diagramadores, repórteres fotográficos, gente de várias gerações, dos anos 1940 aos dias atuais.

Josélio Carneiro e João Costa

Ainda em sua fala o historiador José Octávio de Arruda Mello declarou que “Josélio é hoje uma das melhores expressões da imprensa paraibana, ele publica livros, ele pesquisa, ele investiga, ele divulga e com isto já vai publicando quatro livros.

Josélio e Albiege Fernandes

Por fim, José Octávio cita alguns personagens que são mensionados diversas vezes no livro, a exemplo do jornalista Frutuoso Chaves, que foi chefe de reportagem n’A União e ensinou muitos a escrever um bom texto jornalístico. o historiador conclui sua fala parabenizando Josélio Carneiro, que após ter organizado dois livros sobre a Rádio Tabajara agora publica um sobre o centenário jornal A União. O livro tem prefácio do secretário de Comunicação do Estado, Luis Tôrres e apresentação da superintendente de A União Superintendência de Imprensa e Editora, jornalista Albiege Fernandes.

José Octávio, Augusto e Josélio

O jornal A União completou em fevereiro passado 125 anos de existência. Foi fundado em 2 de fevereiro de 1893 pelo então presidente da Paraíba Álvaro Machado.

Josélio Carneiro e Naudimilson Ricarte, que fez a capa e diagramou o livro

A Livraria do Luiz é sem dúvida um ambiente de encontro de escritores, jornalistas e quem gosta de bons livros. De parabéns o casal Ricardo e Janaína pelo empreendorismo em prol da cultura paraibana. O repórter fotógrafo Alberi Pontes, um dos personagens do livro, registrou o evento.
Na ocasião o poeta cantador Oliveira de Panelas lançou seu 18º livro intitulado “NÓS”.
Prestigiaram o evento dentre outras pessoas a professora e escritora Neide Medeiros, a jornalista Albiege Fernandes, o juiz Alexandre de Luna Freire, o escritor Rui Leitão, o repórter fotográfico Antonio David, os jornalistas Alexandre Macedo, José Nunes, Clélia Toscano, William Costa, Silvana Sorrentino, João Costa, Sandra Moura, que também é professora da UFPB, o autor da capa e diagramação do livro Naudimilson Ricarte, o fotógrafo Guy Joseph, e o escritor Hildeberto Barbosa Filho.

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.