Mês de janeiro na Estação Cabo Branco terá exposições, oficinas, shows e programação infantil



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019 - 09:19

Share Button

Por SecomJP

Oficinas de teatro, musicalização, observações planetárias, artes plásticas e visuais, canto coral, quadrinhos, pic nic literário, dança do ventre, práticas alternativas são algumas das atividades programadas para acontecer neste mês de janeiro de 2019 na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A Estação Cabo Branco funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingos e feriados a casa abre de 10h até 19h, com entrada gratuita para todos os públicos.

Um dos destaques deste mês de janeiro é a exposição “O Homem e o universo – 50 anos de vida dedicada à astronomia”. A exposição foi idealizada pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) em parceira com a Estação Cabo Branco para homenagear o professor de astronomia, Marcos Jerônimo, também servidor da casa, que há 50 anos dedica sua vida à pesquisa, estudo e observação dos astros e planetas.

A exposição é composta de fotos, reportagens, instrumentos de observação astronômica, objetos de pesquisa e pessoais do professor Marcos Jerônimo, que é natural de João Pessoa (PB) e que se interessa pela astronomia desde 14 anos de idade. O presidente da APA, Marcelo Zurita, comentou que a homenagem é mais que justa a uma pessoa que tem muitos serviços prestados a ciência, conhecimento e para astronomia.

Outra exposição em cartaz até o dia 20 de janeiro é a coletiva “Sob o sol do céu do sertão”, de autoria dos fotógrafos amadores: Frederico Guedes Pereira, Francisco Mendes e Manuel Dantas Vilar. A exposição está no hall do prédio administrativo da casa, com classificação livre.

O Sertão do Cariri pode ser visto em belíssimas fotos do pôr do sol, da nascente da lua, da natureza e dos animais capturada pelas lentes de Dantas Vilar. Na expressão antropológica e forte do cotidiano do homem vaqueiro, os velhos e crianças nas janelas, e sua eterna espera que algo aconteça, na arquitetura das habitações registradas por Frederico Pereira e na beleza plástica e técnica da profundidade do céu, quase mar, do gado sendo recolhido do pasto, a vegetação e as serras que entrecortam o sertão do cariri paraibano congeladas pelas teleobjetivas de Francisco Mendes.

Outra dica cultural é o pic nic literário com dicas da Livoca (Lívia), uma menina de sete anos que junto com sua mãe, Cristiane, compartilha dicas pela internet de livros infantis, que estimulam a leitura nas crianças. Os vídeos com ‘Dicas da Livoca’ possuem títulos e temas atrativos para atrair as crianças para a literatura. O pic nic com Livoca será no sábado (12), na área externa, a partir das 15h. No local, haverá ainda troca de livros, música e contação de história.

Música – O coral Vozes da Infância apresenta no domingo (27), às 16h, no auditório da Estação Cabo Branco o “Música do Mundo”. No repertório desta apresentação canções infantis de várias partes do mundo como África, Arábia, Portugal, Itália, França e outros países. Na sala de práticas educacionais, neste mesmo dia, as crianças estarão expondo seus desenhos em que questionavam sobre o motivo e o que faz com que elas se sintam motivadas, enquanto crianças, a viver e ser neste mundo.

Para acessar a programação completa, clique no link: https://midi.as/EstacaoJaneiro19.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL*

*Sujeita à mudanças no decorrer do mês

Mês: JANEIRO 2019

Entrada Gratuita – Classificação: Livre Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira – 9h – 18h. Sábado, domingo e feriado – 10h – 19h

CIÊNCIA

CAMINHO DO CONHECIMENTO

Resumo: Visita guiada por monitor aos 12 experimentos científicos. O caminho possui 900 metros de comprimentos. Nele o visitante ao mesmo tempo em que se diverte, aprende conceitos de física, química, matemática, biologia e ciências, podendo inclusive interagir com os experimentos.

Local: Jardim da Estação

Dias: Terça a Domingo

Horário: 16h

OBSERVAÇÕES PLANETÁRIAS

Resumo: Através das lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, o visitante tem a oportunidade de observar os astros e estrelas de nosso Sistema Solar. As sessões só acontecem de acordo com as condições climáticas.

Domingo (20)

Hora: A partir das 18h – Lua cheia

Eclipse total – Madrugada

Contato: Marcos Jerônimo (83) 98149-7757 / (83) 98718-7667

PLANETÁRIO

Terças e quintas – exclusivo para escolas agendadas

Quartas, sextas, feriados e finais de semana –  aberto ao público

Sessões: 10h30 e 11h30 (manhã)

15h e 16h (tarde)

Local: Sala de Convenções II – Prédio Administrativo

DEMONSTRAÇÃO DE ROBÓTICA

Resumo: Monitores fazem demonstrações de movimentos dos protótipos de robôs.

Terça a Domingo

Horários: 10h30, 11h30 (manhã) e 15h, 16h (tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

ARTES

EXPOSIÇÃO: O HOMEM E O UNIVERSO – 50 ANOS DE VIDA DEDICADA À ASTRONOMIA

Resumo: Fica em cartaz até o dia 20 de janeiro, foi idealizada pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) em parceira com a Estação Cabo Branco para homenagear o professor de astronomia, Marcos Jerônimo, também servidor da casa, que há 50 anos dedica sua vida a pesquisa, estudo e observação dos astros e planetas. A exposição é composta de fotos, reportagens, instrumentos de observação astronômica, objetos de pesquisa e pessoais do professor Marcos Jerônimo.

Local: Rampa do prédio administrativo da Estação Cabo Branco

Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.

Entrada gratuita

Classificação Livre

Contato: Larissa França (83) 98690-0179/ Marcelo Zurita (83) 99926-1152

EXPOSIÇÃO COLETIVA NO SOL DO CÉU DO SERTÃO

Resumo: De autoria dos fotógrafos amadores Frederico Guedes Pereira, Manuel Dantas Vilar e Francisco Mendes. No local o visitante vai encontrar 50 fotografias coloridas e preto e branco, impressas em fine art, uma técnica de impressão de obra de arte em papel algodão feita a partir de um arquivo digital, o que confere ao material impresso propriedades museológicas que podem ficar expostas por muito mais tempo do que as impressões convencionais. A ideia da exposição surgiu de um convite feito no dia 3 de maio, quando é comemorado, respectivamente, o Dia Nacional do Sertanejo e o Dia Mundial do Sol, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Local: Hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco

Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado – 10h às 19h.

Entrada gratuita

Classificação Livre

Contato: Larissa França (83) 98690-0179

SEMANA DO QUADRINHO

Período 30 de janeiro de 2019 até 3 de fevereiro

Resumo: O evento consiste em informar e divulgar de forma ampla, lúdica e inclusiva os lançamentos e atividades da nona arte no cenário local (cidade e estado) e nacional através de diversas ações interligadas durante a semana.

A mostra de quadrinhos conta com palestras e bate papo, exibição de filmes e vídeos, documentários de quadrinhos, exposição e tarde de autógrafos (além de mostras de stands de venda).

Local: Hall

Contato: Hausman (83)98852-8083

VISITA GUIADA ÀS OBRAS DE ARTE

Resumo: O visitante é conduzido por um monitor que mostra e explica sobre todas as obras de arte existentes no jardim e no acervo interno da casa.

Todos os Sábados e Domingos

Horários: 10h30, 11h30 (manhã), 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30 (tarde)

Local de início da visita: Recepção da tela, prédio administrativo.

EDUCAÇÃO

PROJETO PERMANENTE TROCA DE LIVRO E CONHECIMENTO

Resumo: Troca permanente de livros literários. O visitante troca um livro literário por outro. O Projeto aceita doações apenas de livros de literatura.

Horário de funcionamento: Terça a Domingo – 9h às 17h

Local: Sala de Práticas Educacionais

COLÔNIA DE FÉRIAS

Período: 15 a 25/01/19

Público: 15 crianças – turno da manhã- 9:30h às 11:30h

15 crianças – turno da tarde – 14:30h às 16:30h

Faixa etária: 5 a 10 anos

Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco

CULTURA

PIC NIC LITERÁRIO – DICAS DA LIVOCA

RESUMO: Projeto criado com o objetivo de contribuir e incentivar o hábito da leitura, estimulando por meio das novas tecnologias e atrair a atenção das crianças para o universo da literatura. No local haverá ainda troca de livros, música e contação de história.

Sábado (12)

Local: Área externa

Hora: A partir das 15h

Contato: Cristiane Leal (83) 98889-5711

TEATRO

CURSO DE TEATRO

Terça-feira (15)

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Hora: 14h – 17h (Terças e Quintas)

Contato: Flávio Melo (83) 98833-9492

Inscrições abertas – 20 vagas.

ESPETÁCULO O GUARDIÃO DA NATUREZA

Domingo (20)

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Hora: 16h30

Contato: Zé Carlos (83) 98614-3020

Wellandro Duarte (83) 98774-3632

Aberto ao público, entrada gratuita.

MÚSICA

CORAL VOZES DA INFÂNCIA – MÚSICAS DO MUNDO

Resumo: Coral Vozes da Infância apresenta o espetáculo Músicas do Mundo, no momento haverá a abertura da exposição intitulada Estudo do Artista na Sala de Práticas Educacionais, onde serão apresentados, em cavaletes, trabalhos feitos pelas crianças do projeto no ano de 2018.

Domingo (27)

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Hora: 16h

Contato: Alex Viana (83) 98750-0706

Aberto ao público, entrada gratuita.

PRÁTICAS ALTERNATIVAS

YOGA PARA MELHOR IDADE

Resumo: Prática de yoga com a professora Socorro Barbosa que trabalha técnica de respiração e relaxamento com movimentos.

Dias: Terças-feiras (4 e 18). Horário: 15h

Local: Sala de Práticas Educacionais ou Sala de Convenções 1. Contato: Socorro (83) 98840-0076

ESTAÇÃO VAI À COMUNIDADE: AULA DE YOGA NAS PRAÇAS

Dias: 6, 20, 27 (quintas-feiras)

Horário: 15h

Local: Nas praças

AULÃO DE DANÇA DO VENTRE

Sexta-feira (25)

Horário: 16h

Local: Sala de Práticas Educacionais

Contato: Séfora (83) 98776-2358

TAI CHI CHUAN

Resumo: Aula ministrada pelos professores da Federação Paraibana de Tai Chi Chuan Artes, Filosofia e Ciências Orientais e Academia Plataforma Fitness.

Sábado (26)

Horário: 17h

Local: Área externa

OFICINAS ARTÍSTICAS DO FINAL DE SEMANA*

As oficinas dos finais de Semana estão sujeitas a modificações

Oficina de Robótica

Sábado (5)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Musicalização

Domingo (6)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Teatro e Contação de História

Sábado (12)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Robótica

Domingo (13)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Musicalização

Sábado (19)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Musicalização

Domingo (20)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Robótica

Sábado (26)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Oficina de Desenho

Domingo (27)

Hora: 10h – 12h e 14h – 18h (manhã e tarde)

Local: Sala de Práticas Educacionais

Mais informações:

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Entrada gratuita

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.