Mestrado em Fisioterapia da UFPB é aprovado pela Capes



domingo, 9 de setembro de 2018 - 07:21

Share Button

A pós-graduação e pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve mais uma importante vitória com a aprovação, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), da proposta de criação do Mestrado em Fisioterapia (PPGFIS/UFPB). O Conselho Técnico Científico (CTC) do órgão reconheceu a proposta da Instituição, que passa a oferecer mais um curso de pós-graduação na UFPB. Agora já são 71 mestrados e 36 doutorados.

 

O parecer da Comissão de Avaliação de APCNs da Capes sobre a proposta diz que o Mestrado em Fisioterapia atende ao anseio da Instituição de Ensino Superior em promover a implantação do curso. A Comissão destaca que o corpo docente atinge o critério quantitativo mínimo para abertura do programa de mestrado e que todas as produções apresentam coerência com a proposta do programa e com a área.

 

A seleção para a formação da primeira turma, bem como o número de vagas a serem oferecidos, será definida em breve com a publicação do edital, após os trâmites burocráticos para a abertura do curso. A orientação é que a primeira turma com 14 alunos comece a funcionar no primeiro semestre de 2019.

 

Segundo a coordenadora do programa, Paloma Andrade, o PPGFIS/UFPB é uma oportunidade para os Fisioterapeutas da Paraíba e de todo o Nordeste darem continuidade em sua formação, o que representa um avanço para a Fisioterapia por fortalecer a produção científica em nosso país.

 

Ela explicou que as propostas de cursos novos, após avaliação pelas respectivas áreas, foram analisadas durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada de 27 a 31 de agosto. “A Capes divulgou os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos nas modalidades acadêmica e profissional na última quarta-feira (5)”, completou a coordenadora.

 

Outras informações e esclarecimentos no Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde; no endereço eletrônico www.ccs.ufpb.br; ou pelo telefone (83) 3216-7032.

 

Fisioterapia

O PPGFIS/UFPB conta com uma área de concentração: Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade e duas linhas de pesquisa: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade e Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Funcionalidade Humana.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB
Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.