Projeto Interatos tem oficinas, espetáculos e comemoração do Dia do Palhaço



quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 - 09:28

Share Button

 

 

 

 

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dá continuidade à edição de dezembro do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo” com atividades na capital paraibana e em Cajazeiras. Na próxima segunda-feira (10), será comemorado o Dia do Palhaço, em evento que acontece das 15h às 22h, no Montagem Circus, instalado no bairro Ilha do Bispo na Rua Alfredo D. Portella (Rua da fábrica  de cimento por trás da força tática). O homenageado é Djalma Buranhêm (Palhaço Pirulito) e o acesso é gratuito.

A primeira atividade do Dia do Palhaço é uma roda de diálogo intitulada “CIRCOnversando: O Risco do Riso”, que tem como convidados Nyka Barros, Djalma Buranhêm e Wagner Júnior. A mediação fica por conta de Kleber Marone. Em seguida, às 16h30, começa a concentração para o Cortejo de Palhaços, previsto para as 17h, na ilha do Bispo, a concentração será no próprio circo as 16h30. Às 19h30 será apresentada a Muvuca Circense e o evento finaliza com o Casamento do Palhaço, às 21h.

Na área de dança o Interatos de dezembro traz oficina de dança de salão contemporânea – condução mútua ministrada por Samuel Samways e Débroa Pazetto (MG) nos dias 15 e 16 de dezembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail dancafunesc@gmail.com. A programação inclui uma apresentação no dia 15, ás 20h, como atração do Bailaço do mês. O acesso é gratuito.

Já a programação de teatro do Interatos de dezembro inclui a oficina “O ator e o movimento”, ministrada por Cely Farias nos dias 16 e 17. No dia 19, será apresentado o espetáculo “As Malditas”, com o Grupo de Arte Tramática de Cajazeiras. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras.

Parcerias e patrocínio – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), junto com a Brastex e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba são parceiras na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. Desde o ano passado, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto Interatos serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança com patrocínio da PBGás, Bradesco e Ministério da Cultura. O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Sinopses

Oficina: O Ator e o Movimento – Ministrante: Cely Farias – A continuidade das ações voltadas para a cultura dependem enormemente da capacidade dos atores locais executarem pesquisas, manterem grupos e investirem em produções, o que denota a necessidade de cursos de formação e aperfeiçoamento desses profissionais. A oficina O Ator e o Movimento vem oferecer uma formação diferenciada a atores com ou sem experiência, proporcionando novas possibilidades de conduzir o trabalho de pesquisa dos grupos locais, com foco na corporeidade, baseado nos estudos de Rudolf Laban. Público-Alvo: Atores amadores e profissionais, acima de 14 anos.

Espetáculo Tragicômico (As Malditas) – As Malditas conta a história de duas irmãs (Rosa e Margarida) que, mesmo sendo irmãs têm gênios totalmente diferentes, a começar pela formação social. Rosa é uma professora universitária aposentada que sofreu um derrame e passou a viver, diariamente, de uma cadeira de rodas para uma cama. É apaixonada por músicas clássicas e antes do derrame adorava festas e sair com as amigas. Margarida é a irmã mais velha: viúva, religiosa, pobre e analfabeta. Adora músicas do padre Zezinho e de Nelson Ned. Passa o tempo todo culpando Rosa por ter maiores privilégios do que ela durante a infância. Rosa tinha tudo de bom, mas de repente se vê numa cadeira de rodas dependente de Margarida nos serviços da casa e dos seus cuidados pessoais. Já Margarida dependente financeiramente de Rosa para sua sobrevivência. Essa relação fará do espetáculo um grande trama tragicômico. Alterando momentos de humor e drama a peça traz uma mensagem final para o público quanto à forma de cuidar e valorizar as pessoas que estão próximas. As Malditas é uma espetáculo teatral do dramaturgo paraibano Saulo Queiroz, com performance do Grupo de Teatro Arte Tramática de Cajazeiras-PB. Tem direção de Denilson Feitoza e atuação de Benicio Figueiredo (Margarida) e Girlene Ferreira (Rosa). A parte técnica é formada por: Janduy Acendio (Técnico Iluminador), Leonado Abrantes (Técnico sonoplasta) Elaine Alves (Maquiadora), Leonardo Andrade (contrarregra) e Produção de Aldemir Cartaxo. O espetáculo foi estreado sobre responsabilidade do Grupo de Teatro Arte Tramática, no dia 28 de abril de 2018, no teatro Irácles Brocos Pires, na cidade de Cajazeiras, Paraíba. Conta hoje com seis apresentações, entre elas, a participação no 6º festival de teatro de Mangabeira, na cidade de João Pessoas, Paraíba. Classificação etária: 14 anos.

Roda de diálogo CIRCOnversando: O Risco do Riso –  O espaço se propõe a trazer a tona uma discussão da utilização do riso e a sua evolução dentro do universo circense, abordando dentre outros aspectos a sua utilização enquanto fatores sociais e artísticos. Convidados: Nyka Barros, Djalma Buranhêm, Wagner Júnior. Mediador: Kleber Marone.

 

Cortejo de Palhaços – Esta é uma ação livre e aberta para todos os palhaços sejam iniciantes, profissionais e até o público em geral, estão convidados em participar desta festa em forma de cortejo.

Muvuca Circense – A Muvuca Circense irá reunir diversos palhaços paraibanos, que irão trazer para o picadeiro suas performances risíveis e interativas com o público, vai ser uma miscelânea de formas de atuação palhacesca.

O Casamento do Palhaço (Montagem Circus) – O casamento do palhaço é uma apresentação tradicional realizada nos circos itinerantes. Ela normalmente finaliza o último dia de temporada do circo no local. Uma divertidíssima aventura do palhaço em busca de se casar, o que vai acontecer? Será que vão ser felizes? Só tem um jeito de saber, o público indo ao circo para ver.  Direção de Josilene Maria dos Santos e Cicero Oliveira de souza.

 

 

Interatos/Circo

Dia do Palhaço

10/12

15h – CIRCOnversando: O Risco do Riso

17h – Cortejo de Palhaços

19h30 – Muvuca Circense

21h – O casamento do Palhaço

Local: Montagem Circus (Ilha do Bispo) Homenageado: Djalma Buranhêm (Palhaço Pirulito)

Classificação livre

Acesso gratuito

 

Interatos/Teatro

16 e 17/12, das 14h30 às 18h

Oficina O Ator e o Movimento / Ministrante: Cely Farias

Local: Teatro Íracles Pires (Cajazeiras)

Gratuito

 

19/12, às 19h30

Espetáculo: As Malditas / Grupo de Teatro Arte Tramática de Cajazeira

Local: Teatro Íracles Pires (Cajazeiras)

Gratuito

 

 

Interatos/Dança

15/12, às 20h

Apresentação de Dança de Salão Contemporânea com Samuel Samways e Debora Pazetto no Bailaço

 

16/12, das 14h ás 18h

Oficina Dança de Salão Contemporânea – Condução Mútua – Novos modelos de diálogo na dança

/ com Samuel Samways e Debora Pazetto (MG)

Sala 05 – Mezanino 2

Inscrições gratuitas: dancafunesc@gmail.com

 

Share Button

Mais Notícias

(c) 2013 Agenda Paraíba - Todos os direitos reservados.